15 de Outubro – Dia do Professor

O Dia do Professor é comemorado em 15 de Outubro no Brasil, data criada para homenagear os responsáveis pelo desenvolvimento e propagação da educação e do conhecimento.

Para comemorar esta data, compartilhamos mais de 300 apps abertos para aprendizado em dispositivos móveis mapeados por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Software Educacional livre para Dispositivos Móveis é uma tabela que reúne vários aplicativos livres para celulares e tablets do sistema Android, apresentando indicações de quais disciplinas podem usar tais recursos.

Elaborada pelo professor Paulo Francisco Slomp e pelo estudante André Ferreira Machado, ambos da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a tabela reúne 305 aplicativos, que podem ser usados como complemento para o processo de ensino-aprendizagem. Desses, 78 servem para a educação infantil, 154 para os anos iniciais do ensino fundamental, 173 para os anos finais do ensino fundamental, 181 para o Ensino Médio e 203 para o Ensino Superior.

Software livre para investir em inovação na sala de aula

“Software educacional, no sentido restrito que aqui utilizamos, é um programa de computador que aborda conteúdos curriculares escolares, que pode ser utilizado por professores, alunos e demais usuários para finalidade de aprendizagem. Softwares livres são programas que preservam as quatro liberdades fundamentais dos usuários: utilização, estudo, modificação e redistribuição dos programas. Ou seja, não basta que o programa seja gratuito. É necessário que esteja disponível o código fonte, com uma licença livre (GNU-GPL, MIT, BSD, Apache, etc.)”, Paulo Slomp.

Imagem por Domenica Cioci

Fontes:

http://inoveduc.com.br/pesquisadores-mapearam-300-aplicativos-aprendizado

https://www.cidadenova.org.br/editorial/inova/3612-300_aplicativos_educacionais_abertos_par