DICAS DE SEGURANÇA – FÉRIAS

Furto de bens: Quando você divulga que estará ausente por um determinado período de tempo para curtir as suas merecidas férias, esta informação pode ser usada por ladrões para saber quando e por quanto tempo a sua casa ficará vazia. Não divulgue planos de viagens e nem por quanto tempo ficará ausente da sua residência.

Sequestro: Dados de localização podem ser usados por criminosos para descobrir a sua rotina e planejar o melhor horário e local para abordá-lo. Por exemplo: se você fizer check-in ao chegar em um cinema, um sequestrador pode deduzir que você ficará por lá cerca de 2 horas (duração média de um filme) e terá este tempo para se deslocar e programar o sequestro. Ao usar redes de geolocalização, procure fazer check-in quando sair do local, ao invés de quando chegar.

Privacidade alheia: Antes de postar aquela foto com os amigos, pense na privacidade deles. Não divulgue, sem autorização, imagens em que outras pessoas apareçam. Tente imaginar como a outra pessoa se sentiria ao saber que aquilo está se tornando público.

Trabalho: Cuide da sua imagem profissional mesmo que você esteja de férias. Sua rede de contatos pode conter pessoas do seu trabalho e expor informações muito íntimas dos seus momentos de descontração pode afetar o seu nome na empresa.

Filho: Atenção à criançada nas férias. Procure deixar o computador usado pelos seus filhos em um local público da casa. Dessa forma, mesmo a distância, é possível observar o que eles estão fazendo e verificar o comportamento deles.

Encontros: Evite compartilhar informações pessoais com estranhos nas redes sociais. Qualquer pessoa pode criar um perfil falso tentando se passar por alguém bem intencionado. Se marcar um encontro, escolha sempre um local público e bem movimentado. Evite expor detalhes da sua vida privada como quando estará sozinh@ em casa.

Contatos: Quanto maior a sua rede de contatos, maior é o número de pessoas que possuem acesso ao que você divulga. Uma vez que uma informação é propagada, dificilmente ela é mantida sob nosso controle. Use as opções de privacidade oferecidas pelos sites e seja seletivo na hora de aceitar seus contatos.

Compras: Antes de comprar passagens ou agendar hospedagens pela internet verifique a reputação do site em órgãos como o Procon. Assim, você evita cair em páginas fraudulentas e viaja com mais segurança.

Saiba mais em: https://cartilha.cert.br/privacidade