Descarte de embalagens versus engenharia social

Com o isolamento social, houve um aumento no número de compras online, mas quais cuidados você adota ao desfazer-se das etiquetas das embalagens?


Seja zeloso ao descartar a embalagem, a nota fiscal e/ou romaneio das encomendas oriundas das compras. Informações como nome, endereço, numero de documentos e dados para contato podem ser utilizados em técnicas de engenharia social, golpe ou fraude. Suscitar a revelação de informações sensíveis ou confidenciais e/ou execução de ações involuntárias mediante manipulação psicológica é conhecido como engenharia social.

 

Explorar falhas humanas, como: ingenuidade, medo, instinto de ajudar etc, fazendo uso do apelo emocional é uma estratégia para inibir a análise racional. Entre as principais técnica de engenharia social estão a análise do lixo, as pesquisas na internet, principalmente, nas redes sociais, o contato telefônico e o Phishing.

 

Com os dados das vítimas, golpistas podem cometer atividades maliciosas como: efetuar transações financeiras, acessar sites, enviar mensagens eletrônicas etc.

 

Especialistas afirmam que, embora tenha iniciado com a pandemia, o aumento de vendas via e-commerce é uma tendência. Então, renove seus hábitos e destrua, apropriadamente, tais informações antes de descartá-las.

 

Fonte:

  • https://www.youtube.com/watch?v=vjwgVJE1F3w
  • https://cartilha.cert.br/golpes/
  • https://www.istoedinheiro.com.br/pandemia-do-coronavirus-faz-e-commerce-explodir-no-brasil/
  • https://www.profissionaisti.com.br/engenharia-social-as-tecnicas-de-ataques-mais-utilizadas/