Logo Minerva UFRJ
por DSIG UFRJ em 5 de outubro de 2016

UFRJ Promove Conferência Sobre Segurança da Informação na Cidade Universitária

A iniciativa é da Diretoria de Segurança da Informação da Universidade – Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC/UFRJ; evento ocorre na próxima quinta, dia 6 de outubro.

No dia 6 de outubro acontecerá na UFRJ a 2a edição da Conferência Anual Orientada à Segurança (CAOS), evento universitário dedicado à área de segurança da informação.

A programação contará com palestras de especialistas, divididas entre apresentações técnicas e gerais, destinadas a todo tipo de público, profissional ou não. Para participar é necessário se inscrever gratuitamente no site www.caos.ufrj.br/participantes​. Todos os inscritos que estiverem presentes receberão certificado.

A Conferência vai das 9h às 17h no Auditório Roxinho do Prédio da CCMN, situado na ​ Av. Athos da Silveira Ramos, 274 – Cidade Universitária. ​

Entre os assuntos que serão discutidos estão: prevenção e tratamento de incidentes, privacidade, segurança e crimes digitais, criptografia e comportamento nas redes sociais.

Uma dos temas confirmados é da estudante Grazielle Alessa, de Ciências da Computação, que abordará a segurança em jogos digitais, especificamente o atual sucesso Pokémon GO. Ela, que participou ano passado, fala da oportunidade em palestrar num evento da Universidade: “Ganhei experiência, fiz contatos importantes na minha área e continuei estimulada a continuar meus estudos. Esse evento ajuda a disseminar a importância da Segurança da Informação na vida de todas as pessoas, já que vivemos na época em que todos os nossos dados, bancários e pessoais, estão online e passíveis a ataques.”

A CAOS foi idealizada pela Diretoria de Segurança da Informação (DSI) a partir da necessidade de criar uma cultura de precaução contra ataques na Universidade: “A UFRJ é uma das instituições mais atacadas por hackers, a prevenção se faz necessária para proteger a comunidade acadêmica e nossas pesquisas. Além de que, os discentes costumam comentar sobre a ausência de ações na área de segurança de informação na universidade, o evento pode estimular o interesse de mais alunos na área.” conta Vinícius Fernandes, diretor da DSI e um dos organizadores. Segundo ele, todas as pessoas,independente da área de conhecimento, são afetadas pela segurança da informação: “um médico precisa saber preservar os dados de seu paciente, um advogado precisará saber levantar informações íntegras para sua atividade e também precisará lidar com sigilo característico da profissão, um professor deverá saber ensinar seus alunos como lidar com informações pessoais e qual o limite entre o que é pessoal e o que é público.” conclui.

Esta edição contará com a contribuição da OAB e algumas empresas de excelência com relatos sobre sua área de atuação, além da exposição do trabalho desenvolvido na UFRJ no período olímpico. Os organizadores estimam que mais de 400 pessoas participem da CAOS este ano, entre estudantes, professores e demais profissionais, além dos que poderão assistir pela WebTV da Universidade. “Estamos satisfeitos de, apesar das poucas condições de recursos, equipe reduzida entre outras dificuldades, estamos conseguindo solidificar o evento muito por causa do interesse das pessoas na sua realização. Agradecemos a todos que enviaram suas propostas de palestras.” diz Vinícius Fernandes.

Para conhecer mais e visualizar a edição passada acesse www.caos.ufrj.br​.

Por Junior Ribeiro

recomecar                      Conheça a @recomecarUFRJ www.recomecar.org.br